![Pátio Fibonacci / Marco Maio Architects - Fotografia de Exterior, Floresta](https://images.adsttc.com/media/images/6418/820f/bf3d/a853/e2b0/7343/newsletter/fibonacci-marco-maio-architects_22.jpg?1679327791)
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Arquitetos: Marco Maio Architects
- Área: 100 m²
- Ano: 2022
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Fotografias:BoysPlayNice
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Fabricantes: Brokis, Tribu
![Pátio Fibonacci / Marco Maio Architects - Fotografia de Exterior, Tijolo](https://images.adsttc.com/media/images/6418/821c/5e7a/132a/3cb1/985d/newsletter/fibonacci-marco-maio-architects_28.jpg?1679327847)
Descrição enviada pela equipe de projeto. Numa encosta rochosa sobre o rio Vltava, o castelo classicista Jabloňka estende-se sobre Praga. Sob o castelo, vinhedos em socalcos com vistas pitorescas da metrópole configuram a característica dominante da parte norte da cidade.
![Pátio Fibonacci / Marco Maio Architects - Fotografia de Exterior](https://images.adsttc.com/media/images/6418/8223/bf3d/a857/3ae5/3481/newsletter/fibonacci-marco-maio-architects_24.jpg?1679327848)
Praga já foi chamada de "cidade do vinho", quando a bacia do rio Vltava ainda tinha longos cinturões de vinhedos na idade de ouro do reinado de Carlos IV. A colina de Černý Kopec (hoje Jabloňka) não foi exceção. Após a influência da Guerra dos Trinta Anos, os vinhedos de Praga permaneceram incultos e desertos. Como resultado, Černý Kopec foi coberto com macieiras, de onde provém o nome Jabloňka. No século XVIII, um castelo em estilo classicista foi construído no topo da colina Jabloňka, que oferecia vistas espetaculares do rio Vltava. O classicismo em sua atitude estética dependia de princípios baseados na antiguidade Clássica. Com a sua ênfase na forma, simplicidade, proporção e perfeição despertou uma memória romantizada das culturas mediterrânicas da Grécia e Roma antigas.
![Pátio Fibonacci / Marco Maio Architects - Fotografia de Exterior](https://images.adsttc.com/media/images/6418/821f/bf3d/a853/e2b0/7349/newsletter/fibonacci-marco-maio-architects_26.jpg?1679327880)
![Pátio Fibonacci / Marco Maio Architects - Imagem 24 de 29](https://images.adsttc.com/media/images/6418/8156/bf3d/a853/e2b0/7331/newsletter/04-floorplan-4.jpg?1679327590)
![Pátio Fibonacci / Marco Maio Architects - Imagem 29 de 29](https://images.adsttc.com/media/images/6418/8155/5e7a/132a/3cb1/982c/newsletter/07-coneptual-collage-7.jpg?1679327601)
Durante os séculos seguintes, a área sob Jabloňka mudou radicalmente. Em 1830 foi introduzida a Ferrovia do Norte, o que levou a uma expansão drástica da cidade. As vistas outrora românticas sobre as vinhas desapareceram e foram lentamente substituídas por vistas sobre a crescente metrópole. No final dos anos 2000, a área viu outra modificação radical - a construção do complexo de túneis Blanka, que ironicamente agravou o congestionamento do tráfego, ruído e poluição de CO₂ na área de Troja.
![Pátio Fibonacci / Marco Maio Architects - Fotografia de Exterior, Floresta](https://images.adsttc.com/media/images/6418/821c/5e7a/133d/84b7/a51f/newsletter/fibonacci-marco-maio-architects_25.jpg?1679327815)
![Pátio Fibonacci / Marco Maio Architects - Imagem 25 de 29](https://images.adsttc.com/media/images/6418/8154/bf3d/a853/e2b0/7330/newsletter/05-axonometric-view-5.jpg?1679327604)
![Pátio Fibonacci / Marco Maio Architects - Fotografia de Exterior, Mesa, Cadeira](https://images.adsttc.com/media/images/6418/8211/5e7a/132a/3cb1/985c/newsletter/fibonacci-marco-maio-architects_36.jpg?1679327798)
Uma vez romântico, o castelo se tornou o centro das ruidosas estradas e das rápidas mudanças. Mais ou menos na mesma época, Jabloňka tornou-se uma propriedade privada. Curiosos do seu passado, os proprietários decidiram continuar o legado histórico do local e restaurar as suas vinhas nos terrenos adjacentes. Em 2013 plantaram as primeiras mudas do vinho Jabloňka, oferecendo apenas 3 variedades em edições limitadas, nomeadamente Ryýnský Ryzlink, Ryýnský Ryzlink Červený e Tramín Červený. Ao limpar o antigo jardim, foram descobertos os terraços de pedra, que ditaram a criação de um pátio para degustação de vinhos.
![Pátio Fibonacci / Marco Maio Architects - Fotografia de Interiores, Tijolo, Viga](https://images.adsttc.com/media/images/6418/820e/5e7a/132a/3cb1/985a/medium_jpg/fibonacci-marco-maio-architects_35.jpg?1679327789)
Guiado pela história, o objetivo era trazer de volta a antiguidade romântica dos jardins dos vinhedos. Impulsionados pelas suas raízes do sul da Europa, os arquitetos propuseram a criação de um pátio idílico, que permitisse aos seus usuários perder a relação com a capital boêmia.
![Pátio Fibonacci / Marco Maio Architects - Fotografia de Exterior, Mesa, Cadeira, Tijolo, Pátio](https://images.adsttc.com/media/images/6418/820b/5e7a/132a/3cb1/9859/newsletter/fibonacci-marco-maio-architects_30.jpg?1679327790)
Esquecida no socalco da vinha, foi descoberta uma ruína de pedra com um espaço curvo. Uma vez que a ruína se integrou sutilmente na paisagem, tornou-se a base da intervenção. O genius loci sugeriu o movimento da Espiral de Fibonacci que estava perfeitamente alinhado com a ruína existente. Ao realçar as paredes da espiral, delineou-se um oásis de silêncio único, como resposta aos problemas da poluição sonora. Um espaço simples, fechado a partir da cidade, cria um ambiente que orienta olhar de seus usuários de volta para o castelo e para a encosta das fileiras de vinhedos.
![Pátio Fibonacci / Marco Maio Architects - Fotografia de Exterior, Floresta](https://images.adsttc.com/media/images/6418/8223/bf3d/a853/e2b0/734a/newsletter/fibonacci-marco-maio-architects_33.jpg?1679327810)
A intervenção global foi impulsionada pela descoberta e preservação dos elementos existentes encontrados no local. Ao enquadrar um deles - um velho carvalho com uma porta, estabeleceu-se uma característica de simbolismo dominante. Enquanto as portas estão fechadas, a atenção mantém-se centrada nos vinhedos sem a vista preeminente para a cidade. Por outro lado, ao abrir a janela, a relação com a cidade é estabelecida, e induz a futura expansão do vinhedo. Ao espelhar a característica da porta em seu eixo, criou-se mais uma porta de corten. Este último nicho serve como uma pequena adega, abrindo-se para armazenar e servir o vinho.
![Pátio Fibonacci / Marco Maio Architects - Fotografia de Exterior, Mesa, Cadeira, Tijolo](https://images.adsttc.com/media/images/6418/8212/bf3d/a853/e2b0/7344/newsletter/fibonacci-marco-maio-architects_42.jpg?1679327798)
![Pátio Fibonacci / Marco Maio Architects - Imagem 26 de 29](https://images.adsttc.com/media/images/6418/8156/bf3d/a853/e2b0/7336/newsletter/06-view-6.jpg?1679327603)
![Pátio Fibonacci / Marco Maio Architects - Fotografia de Exterior, Floresta](https://images.adsttc.com/media/images/6418/8224/bf3d/a853/e2b0/734b/newsletter/fibonacci-marco-maio-architects_23.jpg?1679327883)
O pátio de Fibonacci é rodeado por iluminação indireta de frente para as novas paredes de pedra, além disso, tem uma divisão em dois níveis funcionais diferentes, o inferior destinado às ligações necessárias e o superior como área de prova de vinhos centralizada por uma mesa redonda, que serve como o principal espaço de reunião e socialização.